Suporte

Perguntas Frequentes

  • 1. Instalação e Configuração
  • 2. Integração de Arquivos
  • 3. Comanda Mobile
  • 4. Delivery
  • 5. NFC-e
  • 6. SAT Fiscal
  • 7. NF-e
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  • 1. Instalação do Datacaixa PDV
     

    1) Para iniciar o download do Sistema Datacaixa Clique Aqui

    2) Após ter baixado o sistema, abra o instalador e clique no botão: "Avançar"

    1


    3) Marque a opção: "Eu concordo com os termos e circunstâncias acima" e clique no botão: "Avançar"


    4) Clique no botão: "Avançar". Se você desejar instalar o Sistema Datacaixa em um local diferente, clique em Procurar e selecione outro local.


    5) O Sistema Datacaixa foi instalado com sucesso. Agora será preciso instalar o FireBird (banco de dados), clique no botão: "Finalizar"


    6) Clique no botão: "OK"


    7) Clique no botão: "Seguinte"


    8) Marque a opção: "Aceito o Contrato" e clique no botão: "Seguinte"


    9) Clique no botão: "Seguinte"


    10) Clique no botão: "Seguinte". Recomendamos deixar o diretório padrão


    11) Clique no botão: "Seguinte"


    12) Clique no botão: "Seguinte"


    13) Clique no botão: "Seguinte"


    14) Clique no botão: "Instalar"


    15) Clique no botão: "Seguinte"


    16) Clique no botão: "Concluir"


    17) Instalação feita com sucesso, clique no botão: "Entrar" para você poder usufruir do sistema!


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  • 2. Configuração Leitor de Código de Barras
     

    Essa configuração deve ser realizada caso o seu leitor esteja enviando ENTER duas [2] vezes para a aplicação após ler o código de barras do produto.

    Com o leitor de código de barras em mãos e conectado na USB. Você deve escanear na sequencia os quatro [4] códigos de barras abaixo:

    Config_Leitor

    Obs: Essa configuração é para o modelo Bematech e Elgin, outros modelos conferir no manual do fabricante.

    Após realizar o procedimento acima, realize um teste de venda no Datacaixa.


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  • 3. Atualizando a Versão do Datacaixa
     

    Se a versão do sistema estiver desatualizada, ao abrir o sistema aparecerá uma mensagem informando sobre uma nova atualização e se você deseja atualizar agora, clique em Sim!

    Obs.: Para verificar se existe uma nova atualização entre no Menu Gerencial > Sistema > Verificar Atualização.

    Caso tenha ocorrido tudo certo com a atualização, irá aparecer a seguinte tela:


    Caso ocorra algum erro ao atualizar a versão do sistema, realize o procedimento abaixo.

    1) No menu Iniciar > Opções da Internet > Na guia Conteúdo > Clique no botão: Limpar estado SSL e OK.

    2) Na guia Avançadas > Desabilite o parâmetro:  "Verificar revogação de certificados do servidor" > E clique no botão Aplicar e logo em seguida no OK.

    Feito o procedimento acima, abra o sistema, vá no Menu Gerencial > Sistema > Verificar atualização > E aguarde o término da atualização.


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  • 4. Configurando o Sistema em Rede
     

    1 - Instale o sistema Datacaixa em ambos computadores;
    2 - Libere no Firewall do Windows a porta 3050 em ambas maquinas;
    3 - No computador estação, vá na pasta do Datacaixa, abra o aplicativo Configura e coloque o IP ou Nome do Server.


    Liberando a porta 3050 no Firewall do Windows

    1 - Procure por Firewall e clique na opção: Firewall do Windows com Segurança Avançada.

    2 - Clique com o botão direito em Regras de Entrada e clique na opção: Nova Regra...

    3 - Marque a opção: Porta

    5 - Coloque a porta: 3050

    6 - Marque a opção: Permitir a conexão

    7 - Marque todas as opções

    8 - Coloque uma descrição por exemplo: Datacaixa REDE

    9 - Realize o mesmo procedimento feito acima em Regras de Saída.

    Pronto, você abriu as portas 3050 no Firewall do Windows.


    Configurando o nome do Computador no Sistema.

    1 - Para descobrir o Nome do Computador Server procure no iniciar por Sistema:

    2 - Após descobrir o nome do computador Server, vá no computador Estação, abra o aplicativo Configura e no campo Servidor, coloque o Nome do Computador e clique no botão Gravar.


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  • 5. Teclas de Atalho
     

    Vendas

    Receber e Finalizar: F12 ou +

    Cancelar Venda: F11

    Confirmar Pagamento: F12

    Cancelar Pagamento: F11

    Imprimir Cupom: F12

    Cancelar Cupom: F11

    Módulos

    Abrir Módulo Mesas: F7

    Atualizar Mesas: F5

    Abrir Módulo Comanda: F8

    Abrir Módulo Pedidos: F8

    Atualizar Pedidos: F5

    Abrir Módulo Delivery: F8

    Atualizar Delivery: F5

    Adicionais

    Abrir Gaveta: F5

    Abrir Caixa: F9

    Capturar peso da Balança: F10

    Escolher forma de pagamento Dinheiro F1 ou número 1

    Escolher forma de pagamento Cheque F2 ou número 2

    Escolher forma de pagamento Cartão Crédito F3 ou número 3

    Escolher forma de pagamento Cartão Débito F4 ou número 4


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  • 1. Importação do Cadastro de Produtos/Clientes através de Planilha Excel
     

    O Sistema Datacaixa oferece um recurso para que você consiga importar dados de outros softwares através de uma planilha no formato Excel (xls).

    Para isso você deve usar a Planilha Modelo para preencher os dados.

    Clique aqui para baixar a Planilha Modelo de Produtos.

    Clique aqui para baixar a Planilha Modelo de Clientes

    Com as informações preenchidas e salvas na Planilha Modelo siga as instruções abaixo para fazer importação dos dados para o Sistema Datacaixa:


    Importação de Produtos

    1- Acesse o Menu Gerencial no canto superior da tela principal do Datacaixa:

    menu_gerencial

    2- Clique na opção Produtos:

    3- Clique na opção Importar:

    importar

    4- Selecione a planilha para fazer a importação e clique em importar:

    5- Pronto! Você pode conferir os registros importados voltando para a tela de Cadastro de Produtos.


    Importação de Clientes

    1- Acesse o Menu Gerencial no canto superior da tela principal do Datacaixa:

    menu_gerencial

    2- Clique na opção Clientes:

    3- Clique na opção Importar:

    4- Selecione a planilha para fazer a importação e clique em importar:

    5- Pronto! Você pode conferir os registros importados voltando para a tela de Cadastro de Clientes.


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  • 2. Integração de Pedidos
     

    Caso utilize um outro software para lançamento de pedidos, como um sistema web por exemplo, você pode utilizar o Datacaixa somente para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico.

    Para isso você deve gerar o pedido em arquivo texto dentro da pasta Datacaixa\Integracao\Pedidos\ conforme layout abaixo:

    Layout Pedido

    Exemplo Arquivo Pedido


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  • 1. Configurando Comanda Mobile com o Datacaixa
     

    Após realizar o download e instalar ambos sistemas Datacaixa e Comanda Mobile
    Realize a configuração inicial:
    Obs.: É importante que o celular esteja conectado na mesma rede do computador.

    1) Acesse o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:

    Menu

    2) Acesse a Comanda Eletrônica:

    3) Mantenha essa tela aberta sempre que for utilizar o comanda Mobile.
    Anote o IP do Servidor pois iremos utiliza-lo logo abaixo!

    4) Vá até Configuração > E informe o IP que você copiou logo acima > Clique em Testar Conexão.
    Conforme a ilustração abaixo.

    5) Se aparecer a mensagem: "Conexão efetuada com sucesso" significa que está tudo certo.
    Clique em OK e Salvar.

    6) Clique em Entrar para acessar a Comanda Mobile!
    Obs.: Usuário e Senha padrão: caixa

    Parabéns! Você acaba de configurar o Datacaixa Mobile.

    Caso você precise de ajuda estaremos à disposição para ajudar.


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  • 1. Como usar o Delivery
     

    1) Acesse o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:

    Menu

    2) Acesse Configurações e vá na guia Parâmetros:


    3) Marque a opção: "Habilitar Delivery no lugar da Comanda".



    Após ter marcado a opção, será preciso cadastrar um Entregador e Valor da Taxa por Bairro.

    4) Acesse o Entregador e registre conforme a ilustração abaixo:




    Feito isso, retorne ao Delivery.

    5) Clique Novo, Selecionar o Cliente, Novo cliente e preencha as informações conforme as ilustração abaixo:


    Obs.: Caso você tenha cadastrado a Taxa por Bairro conforme ilustração acima, quando você selecionar/Cadastrar um novo cliente, irá puxar automaticamente o valor da taxa de entrega daquele determinado bairro, caso não tenha clique no ícone ao lado do campo Valor Taxa de Entrega para poder cadastrar.

    6) Selecione o Entregador:

    motoboy

    7) Escolha alguns produtos e clique para Pagamento/Entrega, note que foi lançado a Taxa de Entrega.



    9) Escolha a forma de pagamento e clique em Confirmar:


    Confirma a impressão:

    10) Após ter realizado a venda, altere a situação, Saiu para Entrega e Entregue conforme a ilustração abaixo:


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  • 1. Configuração para Emissão de NFC-e
     

    Após realizar o download e instalar o Datacaixa no seu computador realize a configuração inicial para emissão da NFC-e:

    1) Abra o Datacaixa e entre com o usuário e senha:
    Usuário: caixa
    Senha: caixa
    2) Acesso o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:
    menu_superior
    3) Abra o Estabelecimento e altere as informações de acordo com seus dados:
    4) Abra a NFC-e e informe a série e numeração dos documentos fiscais, o token de segurança e também o certificado digital:
    5) Clique na opção Impressora e selecione a padrão:
    cad_impressora

    A configuração inicial está realizada e você já pode realizar a primeira venda.

    É importante que você realize a primeira venda em ambiente de Homologação (testes) para verificar se está tudo devidamente configurado.

    6) Feche o menu Gerencial e entre em Venda, escolha alguns produtos e clique para Receber e Finalizar:
    7) Escolha a forma de pagamento e clique em Confirmar:
    8) Se tudo estiver certo, nesse momento você poderá concluir e imprimir a NFC-e:
    receber_concluir
    danfenfce

    Parabéns! Você emitiu sua primeira NFC-e pelo Datacaixa.

    Caso você precise de ajuda estaremos à disposição para ajudar.


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  • 2. Erro no suporte a canais seguros
     

    Caso esteja retornando a mensagem de erro: "Erro no suporte a canais seguros" ao finalizar uma venda fiscal, realize o seguinte procedimento abaixo para poder corrigir essa inconsistência.

    1) No menu Iniciar do Windows procure por Opções da Internet e clique na guia Avançadas.

    2) Nas opções marcadas em vermelho deixe as da seguinte forma e clique no botão Aplicar. 

    3) Vá na guia Conteúdo > Clique no botão: Limpar estado SSL e OK.

    Após ter realizado todo o procedimento acima, realize mais uma venda para ver se está operando corretamente novamente!


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  • 1. Instalação do SAT (Arquivos para Download)
     
  • 2. Instalando SAT Elgin Linker II no Windows 10
     

    O equipamento Linker S@T II da ELGIN, quando usado no Windows 8, 8.1 ou 10, pode apresentar problemas na abertura da porta de comunicação com Software de Ativação do mesmo. Nessas versões do Windows, é necessário algumas alterações para permitir o reconhecimento correto do driver USB do dispositivo SAT. Veja a os procedimentos a seguir:

    1 - Acesse as Configurações do Windows e vá em Atualização e segurança.


    Obs.: Antes de prosseguir, certifique-se que todos os seus documentos e trabalhos estejam salvos. Será necessário reiniciar o Computador.

    2 - Em seguida, vá em Recuperação  e clique na opção Reiniciar agora :

    3 - Escolha a opção Solução de Problemas :

    4 - Em Soluções de Problemas, clique em Opções Avançadas :

    5 - Em Opções Avançadas, escolha a opção Configurações de Inicialização :

    6 - Por último veja a lista de opções de Inicialização. Nós iniciaremos o Windows no Modo "Desabilitar imposição de assinatura de driver" :

    7 - Após a reinicialização do Computador, quando a tela abaixo for exibida, no seu teclado, pressione o dígito 7, para escolher o Modo de Inicialização como "Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver" :


    8 - Após a inicialização do Windows, precisamos atualizar o driver do dispositivo. Os Drivers do equipamento já devem estar instalados. Caso ainda não tenha feito, clique no link: Download Sat Elgin Linker II

    10 - Ao abrir o Gerenciador de Dispositivos, procure por Portas (COM e LPT), selecione o Dispositivo correspondente ao Equipamento SAT ELGIN e clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, escolhendo a opção Atualizar Driver.. Se houverem outros dispositivos que sejam exibidos na mesma sessão, recomendamos que sejam desconectados, para que tenha certeza que o dispositivo escolhido é realmente o SAT.

    11 - Escolha a opção Procurar software de driver no computador:

    12 - Escolha a opção Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador:

    13 - Clique na opção Com Disco... Para podermos selecionar o Driver:

    14 - Na opção Procurar... Vá até a pasta C:\Program Files (x86)\ELGIN\Driver de Comunicação Linker SAT II e selecione o arquivo linux-cdc-acm.inf:

    Selecionado o arquivo, clique em Abrir.

    15 - Em seguida, clique em Avançar para iniciar a instalação do driver:

    16 - Será exibido aviso sobre a instalação do driver. Clique em Sim para confirmar e prosseguir:

    17 - Selecione a opção Instalar este software de driver mesmo assim:

    18 - Aguarde até que a instalação seja concluída:

    19 - Caso seja solicitado nova reinicialização do computador, faça. Finalizada a instalação, clique em Fechar.

    20 - Entre os Dispositivos, será possível ver que o SAT foi reconhecimento com sucesso:

    21 - Agora, podemos testar a comunicação com o SAT ELGIN. Abra o Software de Ativação que instalou, vá em Funções e clique em Consulta SAT. Deve ser exibida a mensagem "08000 - SAT em operação":


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  • 1. Instalação do Emissor de NF-e
     

    1) Para iniciar o download do Emissor de NFe Clique Aqui

    2) Após ter baixado o sistema, abra o instalador e clique no botão: "Avançar"

    1


    3) Marque a opção: "Eu concordo com os termos e circunstâncias acima" e clique no botão: "Avançar"


    4) Clique no botão: "Avançar". Se você desejar instalar o Sistema Datacaixa em um local diferente, clique em Procurar e selecione outro local.


    5) O Sistema Datacaixa foi instalado com sucesso. Agora será preciso instalar o FireBird (banco de dados), clique no botão: "Finalizar"


    6) Clique no botão: "OK"


    7) Clique no botão: "Seguinte"


    8) Marque a opção: "Aceito o Contrato" e clique no botão: "Seguinte"


    9) Clique no botão: "Seguinte"


    10) Clique no botão: "Seguinte". Recomendamos deixar o diretório padrão


    11) Clique no botão: "Seguinte"


    12) Clique no botão: "Seguinte"


    13) Clique no botão: "Seguinte"


    14) Clique no botão: "Instalar"


    15) Clique no botão: "Seguinte"


    16) Clique no botão: "Concluir"


    17) Instalação feita com sucesso, clique no botão: "Entrar" para você poder usufruir do sistema!


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  • 2. Atualização da NF-e 4.00
     

    Em 02 de Agosto de 2018 entrará em vigor o novo layout da Nota Fiscal Eletrônica 4.00, quem não realizar a atualização será impedido de emitir nota fiscal pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Confira as principais mudanças abaixo e fique por dentro das novidades.

    Requisitos Necessários

    • Confira se o seu Datacaixa Emissor NF-e está atualizado verificando se a sua versão é a 2018.05.23 ou superior (acesse o Menu Ajuda > Sobre para conferir sua versão). Caso ainda não esteja atualizado acesse o Menu Ajuda > Verificar Atualização para que o seu sistema seja atualizado automaticamente.
    • A comunicação entre o computador do contribuinte e o servidor da SEFAZ foi aprimorada, nesta atualização é obrigatório a utilização do protocolo TLS 1.2 ou superior que proporciona mais segurança na comunicação das empresas.

    É necessário ter o Windows 100% atualizado para o correto funcionamento do sistema através do TLS 1.2. Por essa razão é imprescindível executar o Windows Update e manter o seu computador atualizado.

    Veja como executar o Windows Update no Win10
    Veja como executar o Windows Update no Win7

     

    Novidades da NF-e 4.00

    • No emissor de NF-e foi acrescentado a guia Pagamentos, trata-se de um campo obrigatório que deverá ser preenchido para emissão da nota.

    • Produtos sujeitos a Rastreabilidade Sanitária deverão ser especificados na nota informando os campos referentes para rastreabilidade.

    • O Fundo de Combate à Pobreza (FCP) agora tem campos específicos no novo layout. E deve contemplar operações internas ou interestaduais com ou sem substituição tributária.

    • Novas validações para as empresas que emitem nota de combustível/lubrificante, agora é necessário o preenchimento do Código ANP, Descrição ANP, etc.

    • Foram acrescentadas novas opções de ‘Frete’.
      O campo ‘Indicador de Presença do Consumidor’ foi removido.


    Atenção

    • A SEFAZ está mais rígida com a validação de campos como Unidade, NCM, CFOP entre outros. Separamos as tabelas atualizadas para ajudar no preenchimento destes campos baixe aqui.

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Canais de Atendimento

O Sistema Datacaixa é uma ferramenta muito fácil e intuitiva de usar, mas caso tiver alguma dúvida nosso time de suporte ficará feliz em te ajudar.

Oferecemos também suporte na instalação e configuração de equipamentos adquiridos conosco. Para equipamentos adquiridos de outros fornecedores recomendamos entrar em contato com o suporte do fornecedor referente.

Atendimento Online: Clique aqui
E-mail: atendimento@datacaixa.com.br
Skype: datacaixa
Telefone: (12) 2132-0191
WhatsApp Suporte: whatsapp (11) 98620-5451
WhatsApp Comercial: whatsapp (12) 99229-9284

Horário de Atendimento Estendido: de segunda à sexta-feira das 9h às 20h (exceto feriados).
Para instalação de equipamentos entrar em contato até às 18h.
Plantão Emergencial após horário somente para Problemas Críticos através do WhatsApp.

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