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  • 1. Instalação do Datacaixa PDV
     

    1) Para iniciar o download do Sistema Datacaixa Clique Aqui

    2) Após ter baixado o sistema, abra o instalador e clique no botão: "Avançar"

    1


    3) Marque a opção: "Eu concordo com os termos e circunstâncias acima" e clique no botão: "Avançar"


    4) Clique no botão: "Avançar". Se você desejar instalar o Sistema Datacaixa em um local diferente, clique em Procurar e selecione outro local.


    5) O Sistema Datacaixa foi instalado com sucesso. Agora será preciso instalar o FireBird (banco de dados), clique no botão: "Finalizar"


    6) Clique no botão: "OK"


    7) Clique no botão: "Seguinte"


    8) Marque a opção: "Aceito o Contrato" e clique no botão: "Seguinte"


    9) Clique no botão: "Seguinte"


    10) Clique no botão: "Seguinte". Recomendamos deixar o diretório padrão


    11) Clique no botão: "Seguinte"


    12) Clique no botão: "Seguinte"


    13) Clique no botão: "Seguinte"


    14) Clique no botão: "Instalar"


    15) Clique no botão: "Seguinte"


    16) Clique no botão: "Concluir"


    17) Instalação feita com sucesso, clique no botão: "Entrar" para você poder usufruir do sistema!


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  • 2. Instalação do Emissor de NF-e
     

    1) Para iniciar o download do Emissor de NFe Clique Aqui

    2) Após ter baixado o sistema, abra o instalador e clique no botão: "Avançar"

    1


    3) Marque a opção: "Eu concordo com os termos e circunstâncias acima" e clique no botão: "Avançar"


    4) Clique no botão: "Avançar". Se você desejar instalar o Sistema Datacaixa em um local diferente, clique em Procurar e selecione outro local.


    5) O Sistema Datacaixa foi instalado com sucesso. Agora será preciso instalar o FireBird (banco de dados), clique no botão: "Finalizar"


    6) Clique no botão: "OK"


    7) Clique no botão: "Seguinte"


    8) Marque a opção: "Aceito o Contrato" e clique no botão: "Seguinte"


    9) Clique no botão: "Seguinte"


    10) Clique no botão: "Seguinte". Recomendamos deixar o diretório padrão


    11) Clique no botão: "Seguinte"


    12) Clique no botão: "Seguinte"


    13) Clique no botão: "Seguinte"


    14) Clique no botão: "Instalar"


    15) Clique no botão: "Seguinte"


    16) Clique no botão: "Concluir"


    17) Instalação feita com sucesso, clique no botão: "Entrar" para você poder usufruir do sistema!


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  • 3. Configuração para Emissão de NFC-e
     

    Após realizar o download e instalar o Datacaixa no seu computador realize a configuração inicial para emissão da NFC-e:

    1) Abra o Datacaixa e entre com o usuário e senha:
    Usuário: caixa
    Senha: caixa
    login
    2) Acesso o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:
    menu_superiormenu_gerencial_estabelec
    3) Abra o Estabelecimento e altere as informações de acordo com seus dados:
    cad_estabelecimento
    4) Abra a NFC-e e informe a série e numeração dos documentos fiscais, o token de segurança e também o certificado digital:
    cad_nfce
    5) Clique na opção Impressora e selecione a padrão:
    cad_impressora

    A configuração inicial está realizada e você já pode realizar a primeira venda.

    É importante que você realize a primeira venda em ambiente de Homologação (testes) para verificar se está tudo devidamente configurado.

    6) Feche o menu Gerencial e entre em Venda, escolha alguns produtos e clique para Receber e Finalizar:
    principal
    7) Escolha a forma de pagamento e clique em Confirmar:
    receber
    8) Se tudo estiver certo, nesse momento você poderá concluir e imprimir a NFC-e:
    receber_concluir
    danfenfce

    Parabéns! Você emitiu sua primeira NFC-e pelo Datacaixa.

    Caso você precise de ajuda estaremos à disposição para ajudar.


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  • 4. Atualizando a Versão do Datacaixa
     

    Se a versão do sistema estiver desatualizada, ao abrir o sistema aparecerá uma mensagem informando sobre uma nova atualização e se você deseja atualizar agora, clique em Sim!

    Obs.: Para verificar se existe uma nova atualização entre no Menu Gerencial > Sistema > Verificar Atualização.

    Caso tenha ocorrido tudo certo com a atualização, irá aparecer a seguinte tela:


    Caso ocorra algum erro ao atualizar a versão do sistema, realize o procedimento abaixo.

    1) No menu Iniciar > Opções da Internet > Na guia Conteúdo > Clique no botão: Limpar estado SSL e OK.

    2) Na guia Avançadas > Desabilite o parâmetro:  "Verificar revogação de certificados do servidor" > E clique no botão Aplicar e logo em seguida no OK.

    Feito o procedimento acima, abra o sistema, vá no Menu Gerencial > Sistema > Verificar atualização > E aguarde o término da atualização.


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  • 5. Instalando SAT Elgin Linker II no Windows 10
     

    O equipamento Linker S@T II da ELGIN, quando usado no Windows 8, 8.1 ou 10, pode apresentar problemas na abertura da porta de comunicação com Software de Ativação do mesmo. Nessas versões do Windows, é necessário algumas alterações para permitir o reconhecimento correto do driver USB do dispositivo SAT. Veja a os procedimentos a seguir:

    1 - Acesse as Configurações do Windows e vá em Atualização e segurança.


    Obs.: Antes de prosseguir, certifique-se que todos os seus documentos e trabalhos estejam salvos. Será necessário reiniciar o Computador.

    2 - Em seguida, vá em Recuperação  e clique na opção Reiniciar agora :

    3 - Escolha a opção Solução de Problemas :

    4 - Em Soluções de Problemas, clique em Opções Avançadas :

    5 - Em Opções Avançadas, escolha a opção Configurações de Inicialização :

    6 - Por último veja a lista de opções de Inicialização. Nós iniciaremos o Windows no Modo "Desabilitar imposição de assinatura de driver" :

    7 - Após a reinicialização do Computador, quando a tela abaixo for exibida, no seu teclado, pressione o dígito 7, para escolher o Modo de Inicialização como "Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver" :


    8 - Após a inicialização do Windows, precisamos atualizar o driver do dispositivo. Os Drivers do equipamento já devem estar instalados. Caso ainda não tenha feito, clique no link: Download Sat Elgin Linker II

    10 - Ao abrir o Gerenciador de Dispositivos, procure por Portas (COM e LPT), selecione o Dispositivo correspondente ao Equipamento SAT ELGIN e clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo, escolhendo a opção Atualizar Driver.. Se houverem outros dispositivos que sejam exibidos na mesma sessão, recomendamos que sejam desconectados, para que tenha certeza que o dispositivo escolhido é realmente o SAT.

    11 - Escolha a opção Procurar software de driver no computador:

    12 - Escolha a opção Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador:

    13 - Clique na opção Com Disco... Para podermos selecionar o Driver:

    14 - Na opção Procurar... Vá até a pasta C:\Program Files (x86)\ELGIN\Driver de Comunicação Linker SAT II e selecione o arquivo linux-cdc-acm.inf:

    Selecionado o arquivo, clique em Abrir.

    15 - Em seguida, clique em Avançar para iniciar a instalação do driver:

    16 - Será exibido aviso sobre a instalação do driver. Clique em Sim para confirmar e prosseguir:

    17 - Selecione a opção Instalar este software de driver mesmo assim:

    18 - Aguarde até que a instalação seja concluída:

    19 - Caso seja solicitado nova reinicialização do computador, faça. Finalizada a instalação, clique em Fechar.

    20 - Entre os Dispositivos, será possível ver que o SAT foi reconhecimento com sucesso:

    21 - Agora, podemos testar a comunicação com o SAT ELGIN. Abra o Software de Ativação que instalou, vá em Funções e clique em Consulta SAT. Deve ser exibida a mensagem "08000 - SAT em operação":


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  • 6. Configurando o Sistema em Rede
     

    1 - Instale o sistema Datacaixa em ambos computadores;
    2 - Libere no Firewall do Windows a porta 3050 em ambas maquinas;
    3 - No computador estação, vá na pasta do Datacaixa, abra o aplicativo Configura e coloque o IP ou Nome do Server.


    Liberando a porta 3050 no Firewall do Windows

    1 - Procure por Firewall e clique na opção: Firewall do Windows com Segurança Avançada.

    2 - Clique com o botão direito em Regras de Entrada e clique na opção: Nova Regra...

    3 - Marque a opção: Porta

    5 - Coloque a porta: 3050

    6 - Marque a opção: Permitir a conexão

    7 - Marque todas as opções

    8 - Coloque uma descrição por exemplo: Datacaixa REDE

    9 - Realize o mesmo procedimento feito acima em Regras de Saída.

    Pronto, você abriu as portas 3050 no Firewall do Windows.


    Configurando o nome do Computador no Sistema.

    1 - Para descobrir o Nome do Computador Server procure no iniciar por Sistema:

    2 - Após descobrir o nome do computador Server, vá no computador Estação, abra o aplicativo Configura e no campo Servidor, coloque o Nome do Computador e clique no botão Gravar.


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  • 7. Importação do Cadastro de Produtos/Clientes através de Planilha Excel
     

    O Sistema Datacaixa oferece um recurso para que você consiga importar dados de outros softwares através de uma planilha no formato Excel (xls).

    Para isso você deve usar a Planilha Modelo para preencher os dados.

    Clique aqui para baixar a Planilha Modelo de Produtos.

    Clique aqui para baixar a Planilha Modelo de Clientes

    Com as informações preenchidas e salvas na Planilha Modelo siga as instruções abaixo para fazer importação dos dados para o Sistema Datacaixa:


    Importação de Produtos

    1- Acesse o Menu Gerencial no canto superior da tela principal do Datacaixa:

    menu_gerencial

    2- Clique na opção Produtos:

    3- Clique na opção Importar:

    importar

    4- Selecione a planilha para fazer a importação e clique em importar:

    5- Pronto! Você pode conferir os registros importados voltando para a tela de Cadastro de Produtos.


    Importação de Clientes

    1- Acesse o Menu Gerencial no canto superior da tela principal do Datacaixa:

    menu_gerencial

    2- Clique na opção Clientes:

    3- Clique na opção Importar:

    4- Selecione a planilha para fazer a importação e clique em importar:

    5- Pronto! Você pode conferir os registros importados voltando para a tela de Cadastro de Clientes.


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  • 8. Integração de Pedidos
     

    Caso utilize um outro software para lançamento de pedidos, como um sistema web por exemplo, você pode utilizar o Datacaixa somente para emissão do Cupom Fiscal Eletrônico.

    Para isso você deve gerar o pedido em arquivo texto dentro da pasta Datacaixa\Integracao\Pedidos\ conforme layout abaixo:

    Layout Pedido

    Exemplo Arquivo Pedido


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  • 9. Configurando Comanda Mobile com o Datacaixa
     

    Após realizar o download e instalar ambos sistemas Datacaixa e Comanda Mobile
    Realize a configuração inicial:
    Obs.: É importante que o celular esteja conectado na mesma rede do computador.

    1) Acesse o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:

    Menu

    2) Acesse a Comanda Eletrônica:

    3) Mantenha essa tela aberta sempre que for utilizar o comanda Mobile.
    Anote o IP do Servidor pois iremos utiliza-lo logo abaixo!

    4) Vá até Configuração > E informe o IP que você copiou logo acima > Clique em Testar Conexão.
    Conforme a ilustração abaixo.

    5) Se aparecer a mensagem: "Conexão efetuada com sucesso" significa que está tudo certo.
    Clique em OK e Salvar.

    6) Clique em Entrar para acessar a Comanda Mobile!
    Obs.: Usuário e Senha padrão: caixa

    Parabéns! Você acaba de configurar o Datacaixa Mobile.

    Caso você precise de ajuda estaremos à disposição para ajudar.


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  • 10. Como usar o Delivery
     

    1) Acesse o Menu Gerencial localizado no canto superior direito:

    Menu

    2) Acesse Configurações e vá na guia Parâmetros:


    3) Marque a opção: "Habilitar Delivery no lugar da Comanda".



    Após ter marcado a opção, será preciso cadastrar um Entregador e Valor da Taxa por Bairro.

    4) Acesse o Entregador e registre conforme a ilustração abaixo:




    Feito isso, retorne ao Delivery.

    5) Clique Novo, Selecionar o Cliente, Novo cliente e preencha as informações conforme as ilustração abaixo:


    Obs.: Caso você tenha cadastrado a Taxa por Bairro conforme ilustração acima, quando você selecionar/Cadastrar um novo cliente, irá puxar automaticamente o valor da taxa de entrega daquele determinado bairro, caso não tenha clique no ícone ao lado do campo Valor Taxa de Entrega para poder cadastrar.

    6) Selecione o Entregador:

    motoboy

    7) Escolha alguns produtos e clique para Pagamento/Entrega, note que foi lançado a Taxa de Entrega.



    9) Escolha a forma de pagamento e clique em Confirmar:


    Confirma a impressão:

    10) Após ter realizado a venda, altere a situação, Saiu para Entrega e Entregue conforme a ilustração abaixo:


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  • 11. Configuração Leitor de Código de Barras
     

    Essa configuração deve ser realizada caso o seu leitor esteja enviando ENTER duas [2] vezes para a aplicação após ler o código de barras do produto.

    Com o leitor de código de barras em mãos e conectado na USB. Você deve escanear na sequencia os quatro [4] códigos de barras abaixo:

    Config_Leitor

    Obs: Essa configuração é para o modelo Bematech e Elgin, outros modelos conferir no manual do fabricante.

    Após realizar o procedimento acima, realize um teste de venda no Datacaixa.


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      O Sistema Datacaixa é uma ferramenta muito fácil e intuitiva de usar, mas caso tiver alguma dúvida nosso time de suporte ficará feliz em te ajudar.
      Oferecemos também suporte na instalação e configuração de equipamentos adquiridos conosco.
      Para equipamentos adquiridos de outros fornecedores recomendamos entrar em contato com o suporte do fornecedor referente.

      Canais de Suporte:
      E-mail: atendimento@datacaixa.com.br
      Skype: datacaixa
      Telefone: (12) 2132-0191
      WhatsApp: whatsapp(11) 98620-5451

      Horário de Atendimento Estendido: de segunda à sexta-feira das 9h às 20h.
      Para instalação de equipamentos entrar em contato até às 18h.
      Plantão Emergencial após horário somente para Problemas Críticos através do WhatsApp.

      Histórico de Atualizações do Datacaixa