Atualização da NF-e 4.00

Visualizado 1110 Vezes

Em 02 de Agosto de 2018 entrará em vigor o novo layout da Nota Fiscal Eletrônica 4.00, quem não realizar a atualização será impedido de emitir nota fiscal pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda). Confira as principais mudanças abaixo e fique por dentro das novidades.

Requisitos Necessários

  • Confira se o seu Datacaixa Emissor NF-e está atualizado verificando se a sua versão é a 2018.05.23 ou superior (acesse o Menu Ajuda > Sobre para conferir sua versão). Caso ainda não esteja atualizado acesse o Menu Ajuda > Verificar Atualização para que o seu sistema seja atualizado automaticamente.
  • A comunicação entre o computador do contribuinte e o servidor da SEFAZ foi aprimorada, nesta atualização é obrigatório a utilização do protocolo TLS 1.2 ou superior que proporciona mais segurança na comunicação das empresas.

É necessário ter o Windows 100% atualizado para o correto funcionamento do sistema através do TLS 1.2. Por essa razão é imprescindível executar o Windows Update e manter o seu computador atualizado.

Veja como executar o Windows Update no Win10
Veja como executar o Windows Update no Win7

 

Novidades da NF-e 4.00

  • No emissor de NF-e foi acrescentado a guia Pagamentos, trata-se de um campo obrigatório que deverá ser preenchido para emissão da nota.

  • Produtos sujeitos a Rastreabilidade Sanitária deverão ser especificados na nota informando os campos referentes para rastreabilidade.

  • O Fundo de Combate à Pobreza (FCP) agora tem campos específicos no novo layout. E deve contemplar operações internas ou interestaduais com ou sem substituição tributária.

  • Novas validações para as empresas que emitem nota de combustível/lubrificante, agora é necessário o preenchimento do Código ANP, Descrição ANP, etc.

  • Foram acrescentadas novas opções de ‘Frete’.
    O campo ‘Indicador de Presença do Consumidor’ foi removido.


Atenção

  • A SEFAZ está mais rígida com a validação de campos como Unidade, NCM, CFOP entre outros. Separamos as tabelas atualizadas para ajudar no preenchimento destes campos baixe aqui.

Isso foi útil para você? Sim (8) / Não (0)